quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As Sete Velas

A Ordem DeMolay é considerada a maior organização mundial de jovens do sexo masculino. Um dos segredos de seu sucesso é a existência de um Ritual, que ensina e exige a prática das Sete Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Pratriotismo.

Land solicitou á Frank Marshall a feitura de um ritual para o clube que haviam criado, a fim de diferenciá-lo dos outros grupos de jovens. Queria algo que simbolizasse os anos da juventude rumo á maioridade,lembrando-se de uma cerimônia romana, durante a qual ao jovem era entregue a toga da cidadania e da Vigília que os aspirantes á Cavalaria-Escudeiros, fazim, quando passavam a refletir e orar a Deus durante toda uma noite. Imaginou a Coroa da Juventude, adornada por Jóias quem simbolizassem virtudes, uma tentativa de relembrar aos jovens dos valores que iam sendo esquecidos gradativamente.

De pronto, Marshal perguntou quais virtudes seriam essas. Land respondeu que a primeira deveria ser o Amor aos Pais, seguida da ênfase á religião, que inspirasse jovens,independentemente dos crèdulos que professassemç. Por último, expressou seu desejo de que aqeual geração, conservasse uma consideração pelos outros, o que chamou de Cortesia.

Marshall, empolago, completou que, com o fim da Guerra, deveria-se encorajar o pratiotismo e fixar a importância do Companheirismo. Por fim, Land adicionou as virtudes da Fidelidade, lembrando o heróico exemplo de Jacques De Molay , e a Pureza. Naquela mesma noite, Marshall, o qual inicialmente relutara em fazer o ritual, escreveu o primeiro esboço. Nos dias seguintes, o esboço foi revisto e ferinado até refletir uma profunda experiência ritualística em palavras e ações.

Esse Histórico realça bem a função das Virtudes Cardeais da Ordem. Como se pode perceber, as virtudes foram escolhidas, conforme o momento em que se vivia. Todavia, foram tão felizes os criadores dessa Sublime Ordem, que as Sete Virtudes Cardeais ainda são clamadas por uma sociedade, a qual cada vez masi assiste á ingratidão, incredulidade, baixeza, traição, tirania, vulgaridade e outros víciso que debilitam o caráter. A virtude é ensinada mais pelos exemplos que pelos livros. Jesus Cristo, que não escreveu e teorizou sobre a Virtude, fez milhóes de seguidores devido a sua vida exemplar.

Ou seja queridos irmãos, não adianta você só decorar cada virtude de um DeMolay, é preciso você viver elas, pois se você conseguir viver enfatizando todas as virtudes de um DeMolay, você será reconhecido pela sociedade, não por sua Riqueza materia ou pela Beleza que você possui, vocè será reconhecido pela vida exemplar que você vive, e pelo seu caráter, e isso sim é o verdadeiro sentido de você ser reconhecido.



Thibaud Gaudin "

Nenhum comentário: