terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Segredo.

Lendas antigas rondam as ordens secretas, principalmente a maçonaria (o bode há muito não reside mais neste estágio, abandonou o título de lenda para transformar-se em mito), e em muitos casos estas lendas se estendem à Ordem DeMolay. Comente aí o irmão que nunca foi abordado pela desconcertante pergunta:

- Você é DeMolay ? Qual é o Segredo ?

Os únicos segredos que guardamos dos não-iniciados são os nossos modos de reconhecimento, nossa ritualística (ou o ritual em si) e o nosso simbolismo. Acredito que muitos jovens despertam o desejo de se iniciar por mera curiosidade desprezível, e estes com o passar do tempo, perceberão que as informações que são reservadas somente aos iniciados constituem a parcela menos importante da Ordem, desta o que realmente importa são as relações que construimos, em quase todos os casos elas ultrapassam a amizade e alcançam um patamar ainda mais sublime.
E cada relação de irmandade é uma das partes que quando reunidas formam a maior organização juvenil do mundo.
Este é o aspecto da Ordem DeMolay que devemos demonstrar aos que a desconhecem, a faceta companheira, fiel, filantrópica, etc...
Porém, um cuidado deve ser tomado, este companheirismo intra-capitular jamais deve transformar-se em panelinhas, ao observarmos os irmãos de um Capítulo é fundamental a constatação de um grupo homogéneo.
Passado algum tempo compreendemos que o verdadeiro segredo da Ordem DeMolay, é sim, a lealdade entre companheiros.


"Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão."

Obrigado Thibaud Gaudin, fiquei até emocionado...você sabe o quanto eu te considero.


Gérard de Ridefort
Abraços Fraternais"

Nenhum comentário: