quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O que é virtude?

Olá Irmãos, tios e demais visitante


Quando postei esse post sobre as Sete Virtudes, fiquei pensando, e resolvir pesquizar sobre a finalidade de virtude, e então eu trouce a resposta para vocês. Leiam !

O que é virtude? Conceitos vários foram forjados. Aristóteles, em " Ética a Nicômaco " diz que " a virtude é uma hábito, uma qualidade que depende da nossa vontade, consistindo nesse meio que se relaciona conosco e é regulando pela razão, na forma como o regularia o verdadeiro sábio. A virtude é um meio entre dois vícios". No entanto, a virtude só é atingida, quando o homem se relaciona com seus iguais, sendo uma maneira de agir bem e devidamente. É a virtude, sem síntese e para os propósitos do presente texto, a capacidade de agir e uma disposição adquirida de fazer o bem.

Superando os obstáculos de definição da virtude, segue o problema de quais são as virtudes principais que deve ter um homem de bem. Platão, em sua " República", apresenta quatro virtudes cardeais, que a Cidade-Estado e seus governantes devem ter: Prudência, Fortaleza, Moderação e Justiça. Plotino, Santo Agostino, Sherif Algazel e São Tomás apresentam suas classificações.

Valendo-se sobretudo de Aristóteles, mas não deixando de lado a crítica e o pensamento de outros autores, uma pessoa virtuosa somente atinge essa qualidade, quando conhece as virtudes, quer com convicção alcançá-las e as pratica continuamente. Saber, querer e agir é o roteiro para uma vida virtuosa.

Não ocorre diferente na Ordem DeMolay. Seus membros são virtuosos, se seguirem os ensinamentos esposados nos rituais. As Sete Virtudes Cardeais são alguns dos marcos da Ordem DeMolay, preceitos universais a serem seguidos por qualquer DeMolay. Talvez pudesse haver mais ou menos virtudes, mas ainda sim a prática de cada um delas, durante a jornada da Vida, seria Exigida.




Thibaud Gaudin "

Nenhum comentário: