segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jacques DeMolay, Ordem dos Templarios e Ordem DeMolay

Jacques DeMolay nasceu em Vitrey, na França, no ao de 1244. Pouco se sabe se sua família ou de sua infância. Sabe- se que na idade de 21 anos ele tornou-se membro da Ordem dos Cavaleiros Templários.

A Ordem participou destemidamente de numerosas cruzadas, e o seu nome era uma palavra de ordem de heroísmo, quando, em 1298, DeMolay foi eleito Grão-Mestre.Era um cargo que o classificava como e muitas vezes acima de grandes lordes e príncipes. DeMolay assumiu o cargo numa época em que a situação para a Cristandade do Oriente estava ruim. Os infiéis sarracenos haviam conquistado os Cavaleiros das Cruzadas e capturado a Antioquia, Trípoli, Jerusalém e Acre. Restaram somente os Cavaleiros Templários e os Hospitalários para confrontarem- se com os sarracenos. Os Templários, com apenas uma sombra de seu poder anterior, se estabeleceram na ilha de Chipre, com a esperança de uma nova cruzada. Porem, as esperanças de obterem auxilio da Europa foram em vão pois, após 200 anos, o espírito das cruzadas havia-se estinguido.

Os Templários foram fotemente entrincheirados da Europa e Grã-Bretanha, com suas grandes casas, suas ricas propriedades e seus tesouros de ouro; seus lideres eram respeitados por príncipes e temidos pelo povo, porém não havia nenhuma ajuda popular para eles em seus planos de guerra. Foi a riqueza, o poder da Ordem, que despertou os desejos de inimigos poderosos e , finalmente, ocasionou sua queda.

Em 1305, Felipe, O Belo, então Rei da França, atento ao imenso poder que teria se ele pudesse unir as Ordens dos Templários e Hospítalarios, conseguindo um titular controle, procurou agir assim. Sem sucesso em seus arrebatamento de poder, Felipe reconheceu que deveria destruir as Ordens, afim de impedir qualquer aumento de poder do Sumo Pontificado, pois as Ordens eram ligadas a igreja.

Historiografia da Ordem
1244 - Nascimento de Jacques DeMolay.
1265 - DeMolay ingressa na Ordem dos Cavaleiros Templários.
1298 - Jacques DeMolay é eleito Grão-Mestre da Ordem do Templo.
1314 - Jacques DeMolay é queimado vivo por fidelidade.
1890 - Frank Shermann Land nasce em Kansas City, Missouri, em 21 de Junho.
1912 - Iniciação de Land na Maçonaria, 25 de maio.
1914 - Land começa a trabalhar na divisão de Empregos do R.E.A.A. .
1919 - Frank Land conhece Luis G. Lower e seus amigos, e nasce a idéia de um “Clube” para repasses, em 19 de fevereiro. Os rapazes escolhem o nome “Conselho Demolay” para o seu “Clube” em 24 de março. Primeira reunião do conselho DeMolay em Kansas City, Missouri, organizado pelo fundador Frank S. Land. Ritual é escrito por Frank A. Marshall. O nome oficial é mudado para Ordem DeMolay.
1920 - O segundo Capítulo é fundado em Omaha, Nebraska.
1921 - Primeira reunião do Grande Conselho da Ordem DeMolay (que posteriormente se chamará Supremo Conselho Internacional). A Maçonaria passa a patrocinar a Ordem DeMolay.
1922 - Nascimento de Alberto Mansur, em 7 de setembro, em Vargem Alegre - RJ.
1924 - Inicia o Programa de Representante Demolay (RD).
1925 - Formação de Legião de Honra (Mais alta honraria da Ordem).
1929 - Fundação do Internacional DeMolay Alumni Association(Reorganizado em
1984).
1933 - Frankilin D. Rossevelt é nomeado primeiro Grande Mestre Honorário.
1936 - O Grau de Chevalier é aprovado (Primeiro ritual sem Frank Marshall).
1937 - Primeiro concessão de “Founder’s Gross” (Honraria concedida somente por Frank Land, sendo o total de 135). O original “Hall da Fama DeMolay” é iniciado por Frank Land.
1946 - Aprovação da Ordem da Cavalaria (Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados companheiros de Jacques DeMolay).
1950 - Alberto Mansur inicia na Maçonaria.
1959 - Frank S. Falece em 08 de Novembro.
1967 - Primeiro Congresso DeMolay Internacional.
1969 - Celebração do Cinqüentenário da Ordem DeMolay.
1980 - Fundação da Ordem DeMolay no Brasil, em 16 de agosto.
1985 - Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em 12 de
abril. Primeiro Corte de Chevalier do Brasil é instalada (Corte Saldanha Marinho).
1986 - O “Hall da Fama” é reorganizado. Primeiro Capítulo local da Alumni Association.
1989 - Primeiro Congresso DeMolay Nacional.
1992 - Primeiro Sênior DeMolay eleito Presidente dos Estados Unidos da América (Wiliam J. “Bill” Clinton).
1993 - A Ordem da Cavalaria é instalada no Brasil, com o instalação do Convento Sir Percival de Gales, em 04 de setembro. No dia 27 de novembro, é concedido pela primeira vez no Brasil, o Prêmio de Representante DeMolay para Yatã Gomes Ferre. No mesmo dia é, concedido por vez a Chave de Zorobabel ao Dr. Moacyr Arbex Dinamarco, SGC pela Instalação do Covento.
1994 - Comemoração dos 75 anos da Ordem DeMolay.
1995 - Aniversário dos 15 anos de Fundação da Ordem DeMolay no Brasil. Oficialização da Associação de Seniors Demolays para o Brasil, em 18 de março.
2000 – Aniversário de 20 anos de Fundação do 1º Capítulo DeMolay na América do Sul.
2002 – Instalação do Capítulo Fraternidade Juinense Nº551
2004 – Comemoração de 85 anos de Ordem DeMolay


Thibaud Gaudin

Nenhum comentário: